Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Oi gente, meu nome no colégio é Rafão, tenho 15 anos e curso o 1°ano do E.M...desde sempre tive intimidade com as ciências, mais biologia(da época de criança até o 8° ano do E.F), depois a partir do 9°ano eu comecei a reconhecer um pouco na química, e hoje sei que essa área é a minha área! Pretendo fazer faculdade de engenharia química e só, adoro vólei, ler e assistir animes (tenso)... Ok é só

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Polaridade na molécula

Molécula apolar
Ocorre quando o vetor resultante (ou momento dipolar ou mi -μ-) é igual a zero.(lembrem-se como mi -μ- é um vetor ele tem uma setinha em cima )
Toda molécula linear e tetraédrica com ligantes iguais(que possuem a mesma eletronegatividade) não formará polos, sendo assim Apolar. No primeiro caso, os dois átomos de oxigênio puxam, cada um, 2 pares de elétrons para próximo de si com uma mesma intensidade (mesma força)e em direções opostas, assim tendo como vetor resultante zero. O mesmo ocorre na estrutura tetraédrica, também tem pares que são puxados para cima e para baixo, também zerando.
Em moléculas de geometria trigonal plana que têm seus ligantes iguais e afastamento de 120° entre eles, a intensidade em que o pares são puxados tem o mesmo valor e, assim, vetor resultante zero.

Molécula polar
A molécula tem vetor resultante diferente de zero ( μ - tem uma setinha em sima do sinal para nomeá-la vetor, mas não consegui colocar), a estrutura forma polos, e então é denominada de molécula(ou estrutura) polar.
Como ocorre na água: o átomo de oxigênio puxa cada par de elétrons para si de forma igual, mas a geometria angular da molécula da água faz com que exista um vetor resultante não nulo vir pela diagonal em direção ao oxigênio, isso faz do oxigênio a carga negativa da molécula  e os hidrogênios a parte positiva da molécula. 





Bem sinto que esse resuminho ficou meio confuso para alguns... mas tudo bem, sábado a tarde eu posto ligações intermoleculares.
No fim de semana  postarei uma video-aula sobre os assuntos dessa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário