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Salvador, Bahia, Brazil
Oi gente, meu nome no colégio é Rafão, tenho 15 anos e curso o 1°ano do E.M...desde sempre tive intimidade com as ciências, mais biologia(da época de criança até o 8° ano do E.F), depois a partir do 9°ano eu comecei a reconhecer um pouco na química, e hoje sei que essa área é a minha área! Pretendo fazer faculdade de engenharia química e só, adoro vólei, ler e assistir animes (tenso)... Ok é só

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Para todos aquele do Mendel que acham que tem AINDA a chance de recuperar a nota...


O primeiro assunto desta unidade são AS reações químicas (muitas nas quais agente já viu durante as unidades passada), veremos as entranhas destas equações...E talvez muitos fiquem com as entranhas do cérebro ainda mais entranhadas:

Equações Químicas

As reações químicas são representadas por equações. Nestas equações podemos encontrar diversos desenhinhos binitinhos que iram nos fornecer varias informações como:
  • Representação do estado das substâncias: (g)gás, (v)vapor, (l)líquido, (s)sólido, (c)cristal, (aq)aquoso. Tais símbolos aparecem abaixo da substância
  • Desprendimento de gás: seta para cima*; O desprendimento do gás hidrogênio na reação: Cu + 2HCl   -> CuCl2 + H2(setinha :p)
  • Precipitação: sublinhado setinha para baixo:a formação de um sólido durante a reação química AgNO3(aq) + KCl(aq) → AgCl(s) + KNO3(aq).
  • Reduzem na presença de luz ou calor (λ), (Δ)
  • Reaçoes simultaneas*: 
Segue uma tabelinha ao lado com os diversos desenhinhos que podem aparecer em alguma parte da equação


OK, vamos começar a complicar, né?
Balanceamento das Equações  D:Todas as equações devem estar devidamente balanceadas, se você quiser se dar bem nas provas...Ou seja, o número de átomos dos reagentes deve ser o mesmo no produto (de cada elemento), seguimos então a Lei da conservação das massas de Lavoisier

*4 Hidrogênios  e 2 Oxigênios como  regente ---> 4 Hidrogênios  e 2 Oxigênios como produto
Bem, balanceamento é um assunto meio complicado de explicar, já que, diferentemente do assuntos anteriores, é necessário o uso do cérebro :P

O método usado no Módulo: Gregor Mendel é o "método das tentativas", onde se coloca o número 1 como coeficiente da molécula de maior atomicidade, e, a partir daí, analisa as outras substancias da equação, pondo os coeficientes possíveis...
Esse método é muito complicado quando a reação é de troca, e as substâncias são complexas...

Um método que EU INVENTEI, mas, que só serve em reação de salificação: Pega-se o número de H do ácido e poe como coeficiente da base, Pega o número de OH da base e poe como coeficiente do ácido, multiplica tais coeficientes e tem-se o coeficiente da água, geralmente o coeficiente do sal é 1...
Agora vcs se viram... Inventem seus métodos, postem eles aqui e eu os postarei para vcs :D

Até a próxima! Não demorarei