Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Oi gente, meu nome no colégio é Rafão, tenho 15 anos e curso o 1°ano do E.M...desde sempre tive intimidade com as ciências, mais biologia(da época de criança até o 8° ano do E.F), depois a partir do 9°ano eu comecei a reconhecer um pouco na química, e hoje sei que essa área é a minha área! Pretendo fazer faculdade de engenharia química e só, adoro vólei, ler e assistir animes (tenso)... Ok é só

domingo, 24 de julho de 2011

Processo de dissociação e Processo de ionização

Oi pessoas desculpem a demora, mas eu acabei perdendo o pique em postagens( para ser honesto, esses dias foram terríveis para minha rotina de estudante...), mas tudo bem hoje vou postar  sobre dissociação e ionização e também vou da introdução aos ácidos. O post de dissociação vai estar meio pobre, pq estou sem livros para consultar em caso de duvida, mas ao chegar em casa eu conserto (ou não)....


PROCESSO DE DISSOCIAÇÃO...


Bem vamos nos basear em Arrhenius, já que sua teoria ( e experiencias) foi a melhor acolhida...


Segundo experiencias realizadas por Arrhenius, algumas substancias quando em meio aquoso, água, transformava este meio em uma solução eletrolítica, que conduzia eletricidade. Então, através disso, Arrhenius concluiu que a solução em questão era provida de íôns (partículas carregadas positivamente ou negativamente).


A teoria dizia que substâncias iônicas e algumas moleculares ( ácidos e bases) em meio aquoso se dividiam em particulas condutoras de corrente...


Exemplo da dissociação iônica do NaCℓ em água: A água é uma substância constituída por moléculas polares, o pólo negativo está situado no átomo de oxigênio e o pólo positivo está nos átomos de hidrogênio. A solução iônica é obtida da interação entre H2O e NaCℓ. 






... E DE IONIZAÇÃO 

Já a ionização, também comprovada por Arrhenius, dizia que alguns compostos moleculares poderiam sofrer ionização, ou seja, as ligações covalentes entre os átomos se rompiam e liberavam cátions e ânions, como no caso dos ácidos e bases. Porem, existem também moléculas que não liberavam íons, apenas se DISSOLVIAM na água.
EX:

Arrhenius atentou para os seguintes fatos ao experimentar a condutividade de compostos moleculares, como o açúcar (C122211) e o ácido clorídrico (HCℓ), e concluiu que: 

• Na solução aquosa de açúcar não existe íons, por não conduzir corrente elétrica. Sendo assim, o açúcar dissolveu somente na água. 
• Confirmou a existência de íons livres, devido à condução de corrente elétrica pela solução aquosa de ácido clorídrico. 

O HCℓ é um composto constituído por moléculas, sendo assim os íons são formados mediante a quebra dessas moléculas pela água. Esse fenômeno é designado ionização.

Ah, só para adiantar... A força de um ácido e base, também é medido através da capacidade de condução da substancia.
Forte, caso a intensidade do brilho da lampada seja forte, fraca caso o brilho seja fraco e moderado (bem esse esta em meio termo né?)

fontes:

domingo, 17 de julho de 2011

Geometrias meleculares

Bem sei que agente já viu isso na I unidade, mas parece que esse assunto, assim como NOX, vai nos perseguir durante esse ano..

Geometria linear

Sempre ocorre em moléculas diatômicas e em moléculas poliatômicas que não têm a presença de elétrons de valência livres, os átomos ligantes se arrumam numa distancia de 180° entre si.
Ex:

























Geometria angular

Ocorre em molecular triatômicas quando o átomo central possui elétrons de valência livres



Os átomos ligantes se arrumam em um espaço de 90°, em alguns casos como a água o angulo varia em torno dos 105,5° ( concequência do pequeno raio atômico do oxigênio), e também ha casos como o SO2 que os átomos de oxigênio se arrumam numa distancia de 120°.




Geometria Triangula (trigonal) plano 

Ocorre em moléculas constituídas por 4 átomos. Os átomos ligantes se arrumam numa distancia de 120°
 Infelizmente não consegui fazer a molécula de SO3 que seria melhor de ver a  geometria...



Geometria Piramidal e piramidal de base triangular
Ocorre em moléculas constituídas de 4 átomos, sendo que o átomo central possui elétrons de valência livres (esse elétrons livres empurram os átomos ligantes para baixo formando uma figura geométrica fora do plano - tridimensional-).



Geometria tetraédrica
A geometria é derivante de  moléculas constituídas de 5 átomos. Tendo 4 pares de elétrons sendo compartilhados.
No segundo caso temos os tetraedros H3-C-C-H2 e no final da molécula encontramos  C-C=O-H ( a parte destacada de vermelho) que forma uma geometria triangular plana.





Geometrias que fogem da regra do octeto

Bipiramidal

Octaédrica




sexta-feira, 15 de julho de 2011

Novidades novas

Ontem (pra quem é do colégio Gregor Mendel) eu dei uma aula pro 1° ano (um pouco estressante para mim), e acabei descobrindo que sou ótimo em fazer deveres difíceis( segundo eles), então, a partir de agora postarei atividades relacionadas ao assunto e um gabarito, OK?


Ata se tiverem duvidas com qualquer coisa é só colocar em comentários.
Até a próxima!

terça-feira, 12 de julho de 2011

NOX

Oi gente eu voltei!Enfim, vou direto ao ponto, porque eu tenho que estudar ainda...

NOX ou Número de oxidação 

NOX é simplesmente a carga em que um átomo ligante possui numa ligação iônica, a carga é formada a partir da perda ou ganho de elétrons, ou numa ligação covalente, pela diferença de eletronegatividade. Bem, vão existir elementos que têm carga variável e aqueles de carga fixa.

Regrinhas para o calculo:

  1.  Em substâncias simples o NOX é nulo
    Ex: Fe; O²; H² ...
  2. Os metais alcalinos têm NOX fixo igual a 1+.
     E os metais alcalinos terrosos têm NOX fixo
    igual a 2+
    Ex: Na; H; Mg...
    .
  3. numa formula, o calcogênio mais eletronegativo
    possui NOX igual a  2-
    Ex: ( H2SO4);(AlO3)
  4. O NOX dos halogênios é igual a 1-
    Ex: F; Cl...
  5. A soma dos NOXs de uma substância neutra
    é igual a zero
    Ex:H2O; ClNa; MgF2...
  6. Já a soma dos íons é igual a carga do íon
    Ex: H3O+; S²-
  7. Os seguintes elementos tem NOX igual a
    Al , Fe= 3+ ; Ag, Cu = 1+ ;Fe, Cu, Cd, Zn = 2+
  8. O hidrogênio possui NOX fixo igual a 1+, exeto
    quando ta ligado a metais
  9.  Em peróxidos o O possui NOX igual a 1-
    ( H2O2) ; ( Na2O2)
    Em superóxidos igual a 0,5-
    (BaO4)
    Ligado ao Fluor possui NOX igual a 2+
    (OF2)
    Em outros casos o NOX do O é igual a 2-


Tabelas Periódicas


Bem eu acho que seria bem legal se eu colocasse umas tabelinhas. Blog falando sobre química sem tabela periódica é meio estranho.... Então está ai.

Nossa primeira tabela vai até o número atômico 116. Mostra o estado físico do elemento a temperatura ambiente e a massa molar quase que ilegível.









Essa segunda tabela está organizado por tipos de orbitais, por isso não se assustem ao ver o Hélio como elemento do grupo do metais alcalinos terrosos.








Essa terceira é para melhor visualização do valor da eletronegatividade.


E por fim essa ultima, é simplesmente mais fácil de ver (porem só tem o valor de Z)



domingo, 10 de julho de 2011

Aviso 2

Tenho uma péssima noticia... segundo tutoriais, para eu enviar um vídeo de mais de 15 min para o youtube eu teria que mudar minha conta para conta de diretor ( já fiz isso), envia pelo menos dez videos de ate 15min e esperar UMA SEMANA INTEIRINHA!!!!!

 Então logo avisando essa semana não terá vídeo-aula nem essa primeira nem de NOX, sinto muito. Mas depois deste prazo já vou começar a postar os vídeos desde esse primeiro, o de NOX, e os que estão por vir.


Tchau e até o post de NOX!

Aviso

Bem gente eu tinha prometido colocar a vídeo-aula ontem, e eu tentei muito fazer isso. Fiz um vídeo de 18 min mas não acertei colocar. Muitos problemas ocorreram, primeiro o youtube não aceito o vídeo de primeira, depois tentei colocar pelo video maker, deu certo, mas "demorou muito", na primeira tentativa meu PC reiniciou aos 25% ou 1h de espera e na segunda tentativa, já eram meia-noite e la vai o escambau, já tinham 70% e o PC  reiniciou novamente. Me irritei e decidi por hoje de manhã, mas minha mãe pegou o cartão com o vídeo e foi trabalhar, só volta pela madrugada, então... peço desculpas e vou pedir ajuda a alguém que já esta acostumado com esse tipo de coisa.

 tchau gente, hoje eu não posto mais nada, só amanhã. Até!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ligações intermoleculares

Ligações intermoleculares
É uma interação entre moléculas, é a través destas ligações que mantem uma molécula unida a outras num sólido ou líquido.
* Toda substância molecular tem uma temperatura na qual a agitação molecular é suficientemente forte para romper a interação entre uma outra molécula ( quando isso ocorre as substancias mudam de estado físico- líquido, sólido, gasoso)

As atrações/forças/ligações intermoleculares possuem três classificações diferentes:
  1. Interação dipolo induzido - dipolo induzido (ou Força de Wan der Waals ou instantâneo);
  2. Interação dipolo permanente - dipolo permanente (ou dipolo-dipolo ou Forças de  dispersão de London );
  3. Pontes ( ou Ligações) de Hidrogênio;


1.Dipolo induzido
Dipolo = dois polos

Ocorre em substâncias de moléculas apolares. Quando em estado sólido ou líquido, as moléculas apolares ao se aproximar provocam uma distorção em suas nuvens eletrônicas provocando nas duas dipolos instatâneos (dipolo induzido), então as moléculas são atraídas entre si por seus polos opostos( forças atrativas do dipolo induzido-dipolo induzido;  força de dispersão de London).

Em relação a força de atração de moléculas que se ligam através do dipolo induzido, é a ligação intermolecular mais frágil dentre as três. Substâncias apolares possuem baixo ponto de fusão ( P.F) e baixo ponto de ebulição. Isso ocorre pela "fragilidade" da ligação.
Quanto mais frágil é a ligação intermolecular de uma substancia mais volátil ela será.

2.Dipolo Permanente( dipolo-dipolo)


Ocorrem NA MAIORIA das moléculas polares . Quando estão no estado sólido ou líquido o polo positivo de uma molécula fica voltado para o polo negativo da outra.
quanto maior for o momento dipolar da molécula, maior será a intensidade da interação intermolecular. As moléculas de um retículo cristalino como o cloreto de sódio, interagem através da ligação dipolo dipolo (e de atratividade muito forte por conta da ligação iônica entre os átomos do NaCl) ou como o ácido clorídrico(porém com uma força atrativa menor que a dos retículos cristalinos).

E ralação ao dipolo induzido, o dipolo-dipolo tem uma ligação mais "resistente"
dipolo induzido < dipolo-dipolo

3.Pontes de Hidrogênio


É um tipo de interação dipolo permanente - dipolo permanente muito forte. Ocorre em moléculas que possuem pelo menos um átomo de H ligado a um de F, O ou N. Por serem os elementos mais eletronegativos da Tabela Periódica ( 4,0 - 3,5 - 3,0 respectivamente) por isso são moléculas fortemente polares ( perdem somente para a ligação iônica ).


A ligação de hidrogênio forma-se devido a uma forte atração entre o H(δ+) de uma molécula com o F, O, N (δ-) da molécula vizinha.






# Temperatura de Fusão ( P.F) e de Ebulição (P.E ) em comparação
 ao tipo de interação
 ( nossa quanto "ão")




Alem do tipo de interação o tamanho da molécula influencia a temperatura de fusão e de ebulição.


Em relação ao tipo de ligação intermolecular temos:

Dipolo induzido < Dipolo permanente/dipolo dipolo (molecular) < Pontes/ligação de hidrogênio < 
Dipolo permanente (iônico)

E em relação ao tamanho molecular:
PE =>   HCl < HBr < HI < HF
PE => H²S <  H²Se < H²Te < H²O
PE => PH³ < AsH³ < NH³
Tamanho crescente da molécula de compostos da família V, VI e VII ( apesar do HF , o H²O e o NH³  serem as menores moléculas do grupo ,elas se ligam através de pontes de hidrogênio).


Aguardem a vídeo-aula da semana! Até a próxima!



quinta-feira, 7 de julho de 2011

Polaridade na molécula

Molécula apolar
Ocorre quando o vetor resultante (ou momento dipolar ou mi -μ-) é igual a zero.(lembrem-se como mi -μ- é um vetor ele tem uma setinha em cima )
Toda molécula linear e tetraédrica com ligantes iguais(que possuem a mesma eletronegatividade) não formará polos, sendo assim Apolar. No primeiro caso, os dois átomos de oxigênio puxam, cada um, 2 pares de elétrons para próximo de si com uma mesma intensidade (mesma força)e em direções opostas, assim tendo como vetor resultante zero. O mesmo ocorre na estrutura tetraédrica, também tem pares que são puxados para cima e para baixo, também zerando.
Em moléculas de geometria trigonal plana que têm seus ligantes iguais e afastamento de 120° entre eles, a intensidade em que o pares são puxados tem o mesmo valor e, assim, vetor resultante zero.

Molécula polar
A molécula tem vetor resultante diferente de zero ( μ - tem uma setinha em sima do sinal para nomeá-la vetor, mas não consegui colocar), a estrutura forma polos, e então é denominada de molécula(ou estrutura) polar.
Como ocorre na água: o átomo de oxigênio puxa cada par de elétrons para si de forma igual, mas a geometria angular da molécula da água faz com que exista um vetor resultante não nulo vir pela diagonal em direção ao oxigênio, isso faz do oxigênio a carga negativa da molécula  e os hidrogênios a parte positiva da molécula. 





Bem sinto que esse resuminho ficou meio confuso para alguns... mas tudo bem, sábado a tarde eu posto ligações intermoleculares.
No fim de semana  postarei uma video-aula sobre os assuntos dessa semana!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Polaridade das ligações

Bem gostaria de começar por NOX, mas o professor disse que cairia no teste a partir dessa parte, então...




Ligação apolar
Na ligação, o par de elétrons é compartilhados por átomos de um mesmo elemento, ou seja, ambos tem a mesma eletronegatividade
Ex: 


O par de elétrons( bolinhas de amarelo) são puxados pelos átomos com uma mesma intensidade tendo como força resultante zero,e então,não formando polos 








Ligação Polar
quando o par de eléletrons é compartilhado por átomos diferentes, que possuem eletronegatividade diferente.

o átomo mais eletronegativo puxará o par de elétrons com mais intensidade, isso fará com que aja a formação de carga negativa nesse átomo, ocorrida pelo "acumulo de elétrons( partícula de carga negativa)". Já o átomo menos eletronegativo da ligação puxará o par com menos intensidade, assim, ele fica "desprovido"de carga negativa, em relação ao outro átomo, e então adota carga positiva( EM RELAÇÃO AO ÁTOMO MAIS ELETRONEGATIVO)
A carga vem representada pela letra grega δ (delta) e o sinal da carga








Bem gente sei que é muito pouco isso ai mas amanha eu posto sobre polaridade na molécula e começo forças intermoleculares. Hoje só escreverei isso porque eu tava editando as imagens( que eu fiz no paint) em paralelo a enquanto escrevia o post, mas amanha ja terei as imagens prontas. Até amanha!



Aviso

 Bem gente, desculpa pela demora,ficar contando sobre minha vida não é legal, então resolvi postar apenas os tópicos de pesquisa ( aqueles resuminhos que disse que iria escrever antes das provas)... Porém, averá uma mudança: Não esperarei chegar as provas para postar, postarei mais sobre química, física, matemática( não sei bem oque) e biologia e outras coisinha do tipo.

Poderão achar meio fora de ordem, mas, já avisando, começarei pelos assuntos em que estou atualmente. Não pretendo voltar a ensinar hibridização, muito medo daqueles dias de perseguição!